22 abril 2009

Amanhã San Jordi!

Diz a lenda que um malvado dragãozinho atormentava demais a galerinha de uma certa aldeia. E que ocasionalmente o pessoal escolhia por sorteio uma donzelinha para acalmar o bichinho.
Certa vez, a felizarda foi a fiota do Rei que muito triste entregou a moça para o sacrifício...Eis que apareceu um guerreiro montado num cavalo branco disposto a lutar pela vida da moça e derrotou o dragão ( o iron man também teria feito o mesmo! é um safado o Tony stark ainda mas se tem donzela na parada )...no lugar onde o dragão foi morto nasceu uma roseira que deu as rosas mais vermelhas do mundo.
São Jorge se tornou padroeiro da cataluña. Eita santinho bom! Guerreiro. Eu gosto demais.
Neste dia se celebra em Barcelona a festa de são Jorge e também o dia do livro!
Olha que coisa curiosa, nesta data morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare y Josep Pla (galerinha graúda da literatura universal, o ultimo mais contemporâneo foi escritor e jornalista catalão morreu em 1981)
A tradição manda que as moças dêem de presente livros aos seus amados e ganhem em troca rosas vermelhas!
Deve ser uma festa muito bonita , porque dar e receber livros e flores é tudo de bom!
Amanhã vamos ter um San Jordi tupiniquim aqui em BH.
Vai ser na praça da Liberdade das 18 às 21h. vai ter coisas muito bacanas e quem levar livros para doar vai ganhar rosas.
Eu vou! Depois eu posto as fotinhas!

6 comentários:

Anônimo disse...

Q legal! Eu sou brasileira e vivo em Barcelona. Fiquei surpresa ao saber que em BH farão uma comemoração como aqui na Catalunha. É um dia muito lindo, onde os homens dão de presente uma rosa para as mulheres (namoradas, esposa, mãe, avó, etc...) e as mulheres dão para os homens livros. Realmente é um lindo dia pra dar uma volta pelas ruas da cidade. Hoje em dia a maioria das pessoas dá livros (além da rosa). Ou seja, as mulheres se dão bem pois ganham a rosa e o livro :).
Um abraço pra todos de BH e comam um pão de queijo por mim (que saudades).
Visca San Jordi! (em catalão: viva São Jorge)
Carmem

Unknown disse...

Barcelona é um lugar que me encanta, tenho amigos queridos que moram lé por isso achei bonito ter a comemoração do San Jordi aqui em BH.
Pode deixar que vou comer o pãozinho por você.
Obrigada pela sua visita ao pais das maravilhas.

Renata disse...

Nossa, que tradição mais legal.
Se eu morasse mais perto da cidade grande dava um pulo na praça da liberdade, acho um charme essa praça. Tudo que é legal e diferente acontece nessa praça. Na roça que eu moro não acontece nada de diferente. Eita povo sem cultura. Hoje eu tô meio revoltada, rsrsrrs.

Vai e tire fotos e ganhe rosas e aproveite porque tem um século que eu não ganho uma rosas, nem pegada no jardim alheio.

Não falei que eu estou uma revoltada hoje, rsrsrs.

Unknown disse...

Que revolta é essa!
Eu também sinto falta de mais coisinhas legais e também de ganhar flores.
Vou tirar as fotinhas.
Tem que atualizar o sem firulas!

Anônimo disse...

Olá!!!

Há algum tempo eu tenho acompanhado as incríveis histórias de Michito en el pais de las maravillas...

E cada dia te admiro mais! Vc é um poço de cultura!!!

bjim

Carina (Vitória/ES)
Obs: sou irmã do Fabrício, cunhada da Renata, esposa do Wanderson

Unknown disse...

Que alegria ter você por aqui!
Seja muito, mas muito bem-vinda ao pais das maravilhas!
Volte sempre Carina.